HPV – Três letrinhas que podem causar muita preocupação na cabeça de todos nós.

O papilomavírus humano (human papillomavirus – HPV) é um vírus de DNA. Ele pode infectar tanto a pele como as mucosas do organismo. Mais de 200 tipos de HPV já foram identificados.

HPV e o câncer

Sua relação com o câncer de colo uterino e com as lesões pré-malignas foi identificada na década de 70 por um cientista chamado zur Hausen. Ele ganhou um prêmio Nobel por causa dessa pesquisa!

Nem todos os subtipos de HPV estão relacionados a lesões genitais.

Os subtipos 6 e 11 são aqueles que são mais frequentemente associados às verrugas genitais.

Já os subtipos 16 e 18 são aqueles mais importantes quando se trata de associação com lesões pré-malignas do colo uterino (NIC) e câncer do colo uterino. Tem uma página sobre câncer de colo uterino! Não deixe de visitar!

A história da infecção

A infecção ocorre pelo contato da pessoa com o vírus (pele, contato sexual). Há uma estimativa de que pelo menos 80% das pessoas entrará em contato com o vírus em algum momento da vida. Contudo, a maioria dessas infecções é transitória e assintomática e a resolução ocorre habitualmente em 6 a 12 meses.

Mesmo naqueles casos em que o vírus persiste no organismo, uma pequena parcela irá desenvolver lesões associadas e, em ultimo caso, o câncer de colo uterino (mas também não podemos esquecer de outros tipos de câncer associados ao vírus, tais como o de garganta e de ânus).

Prevenção

O meio mais efetivo de se prevenir a infecção pelo vírus é através da vacinação. Hoje no Brasil temos 2 vacinas disponíveis, a bivalente, que protege contra o HPV 16 e o 18; e a tetravalente, que protege contra os subtipos 06, 11, 16 e 18.

O ideal é que a vacina seja aplicada antes do contato com o vírus, por isso a indicação de se vacinar meninas e meninos a partir dos 9 anos. Entretanto, a vacinação é tão importante que mesmo aqueles que já entraram em contato com o vírus devem se vacinar!

Nem todo mundo que tem o HPV vai desenvolver alguma lesão causada pelo vírus (muito pelo contrário…). Contudo é muito importante que se faça o exame de preventivo anual (ou cada 3 anos quando o HPV é negativo na genotipagem) para o diagnóstico precoce de possíveis alterações.